As "fake news" estavam presentes em todas as listas de apostas de temas para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O tema apresentado aos concorrentes não foi exatamente esse, mas algo semelhante: "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".
Na opinião de Camila Felipe, professora de Redação do Unificado, a formulação torna o tema "complexo" pela sua descrição longa e pela abrangência:
— E contém uma armadilha. Alertamos que qualquer tema em que o estudante tenha a tentação de usar as eleições de 2018 como exemplo é perigoso. Fazer isso é uma má ideia.
Segundo Camila, há riscos de o autor redigir um texto partidário ou ainda de simplificar o tema e, assim, desviar-se de componentes essenciais dele.
— Será fundamental que o autor atente ao tema passo a passo: apresente o exemplo de comportamento do usuário e como é manipulado por meio de quem tem esse controle dos dados. Vai se diferenciar que for bem ao fazer esse recorte.
As "fake news" podem servir com um exemplo de manipulação, mas não abrangem todo o tema. Se o autor optar por falar delas, Camila aconselha o exemplo do papel do Facebook nas eleições norte-americanas, também presentes no noticiário recente.
Um bom exemplo do cotidiano para usar no texto, segundo a professora, seria o comportamento do usuário da internet como consumidor de produtos, que pode ser manipulado pelos anunciantes com base nas buscas recentes dos usuários. Outro é a formação das "bolhas de opinião" em que as curtidas do usuário de internet levam ele a receber mais opiniões semelhantes em torno de si.
Segundo GaúchaZH apurou com candidatos que já terminaram as provas, o enunciado da prova de Redação apresentava dados sobre o consumo de internet no país e havia três textos para embasar a proposta, envolvendo questões como notícias manipuladas e comportamento de consumo.
No primeiro dia de prova, além da Redação, as questões são de Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo, no mesmo horário e local, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza.
A partir das 19h, o site de GaúchaZH contará com a correção da prova em tempo real feita por professores do Unificado.