A prefeitura de Gramado oferecerá atendimento escolar de seis horas diárias para crianças de quatro anos a partir de 2019. Isso significa que elas não terão mais turno integral. Segundo a secretária municipal da Educação, Gilça Silva, a previsão era que isso ocorresse ainda em 2018.
No final do ano passado, houve uma negociação com pais e vereadores para que alunos de quatro anos já matriculados permanecessem 12 horas na escola ao longo de 2018. Porém, novas crianças dessa faixa etária inscritas na rede municipal passaram a receber atendimento em meio período. Conforme a secretária da Educação, ficou definido também que essa redução de carga horária ocorreria para todos a partir de 2019.
Próximo à implantação da medida, o tema gerou polêmica na cidade. Por isso, a prefeitura decidiu discutir o assunto novamente e chegou a cogitar a oferta de atividades no contraturno escolar, mas isso não se concretizou. As crianças de quatro anos permanecerão frequentando as creches. A Secretaria da Educação ainda vai calcular quantas serão afetadas com a redução da carga horária.
Já as crianças de cinco anos, também da Educação Infantil, frequentam escolas de EnsinoFundamental, onde são atendidas durante quatro horas por dia. De acordo com a secretária, esse processo já ocorre na cidade há anos.
A mudança tem o objetivo de atender mais crianças de zero a três anos no turno integral. São 342 na lista de espera. O número exato de quantas vagas serão abertas ainda está indefinido.
Em 2014, a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a zerar o déficit até abril de 2018. Há quatro anos, eram 360 crianças na fila. Mesmo com a abertura de mais de mil vagas desde 2017, a prefeitura de Gramado aponta que não consegue cumprir o acordo por causa da demanda crescente.