Santa Maria terá em 2019 mais 800 vagas abertas na rede pública municipal de ensino para Educação Infantil – que compreende crianças até os 5 anos de idade. Hoje, o município tem 7,2 mil estudantes desta faixa etária matriculados. Para suprir a falta de vagas, desse total, mais de 700 são compradas em instituições particulares pela prefeitura a um custo de cerca de R$ 3 milhões anuais. Mesmo assim, o município contabiliza um déficit de 755 vagas para crianças de zero a 3 anos.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, explica que as novas oportunidades - que somam mais de 800 vagas - serão ofertadas em escolas já existentes no município e também em duas novas creches que serão inauguradas no próximo ano: a da Vila Brenner e do Loteamento Cipriano da Rocha. Ainda conforme a secretária, a creche da Vila Brenner que se chamará Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Glaci Correia da Silva, ofertará 150 vagas. Já a do loteamento Cipriano da Rocha, que receberá o nome de Emei Ivanise Jann de Jesus atenderá mais 180 crianças.
Investimento e problemas
Em Santa Maria, o Pró-Infância, programa do governo federal, previa a construção de 12 creches que, juntas, somavam um investimento de R$ 15 milhões e que possibilitariam um aumento no número de vagas ofertadas. Porém, 10 seguem sem prazo de abertura de licitação e as outras duas (Brenner e Cipriano) serão entregues em 2019 - com mais de quatro anos de atraso.
Em 2015, a prefeitura conseguiu rescindir o contrato com construtora MVC responsável pelos serviços. A empresa, que é do Paraná, venceu uma licitação do governo federal para fazer mais de 200 escolas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul, usando a própria tecnologia de construção. Porém, ela não chegou a entregar 10% do total previsto.
Após a rescisão, a prefeitura voltou praticamente à estaca zero. Nesses últimos anos, o município trabalha para pactuar com a União a elaboração de novos termos para poder licitar novamente as obras de 10 creches.
Inscrições
As inscrições para Educação Infantil na rede municipal de Santa Maria foram abertas na segunda-feira (22) e seguem até 5 de novembro. O cadastro de novos estudantes neste ano pode ser feito pela internet, no site da prefeitura.
Ao se inscrever, o responsável precisa indicar três escolas diferentes. Ao concluir esta etapa, será gerado um comprovante de inscrição, que precisa ser impresso. O documento será solicitado no período de confirmação de matrícula.
Quem preferir fazer a inscrição presencialmente pode procurar a Central de Matrículas, que fica na Rua Serafim Valandro, nº 369. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. As inscrições não realizadas, neste período, poderão ser feitas a partir do dia 15 de dezembro.