Os municípios de Santa Maria e Cachoeira do Sul, na Região Central, são os únicos do sul do país a serem selecionados em uma chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar o uso de tecnologias digitais nas escolas públicas. As duas cidades receberão R$ 2,1 milhões para a formação de professores, compra de materiais de informática, kits de robótica e outras ferramentas.
Na tarde desta quinta-feira (30), uma comitiva do BNDES estará em Santa Maria para discutir com os representantes dos dois municípios os perfis das escolas e as necessidades educacionais das instituições. O encontro será às 14h, na Escola Estadual Maria Rocha.
De acordo com a professora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria e articuladora local do projeto, Maritê Moro Neocato, a chamada pública é uma contribuição para o desenvolvimento do programa do Governo Federal, Inovação e Educação Conectada, que visa distribuir internet de alta velocidade a todas as escolas públicas do país.
A professora explica que os municípios se inscreveram na seleção do BNDES e de cada estado do país, foram escolhidas duas cidades, com base em critérios como índices de evasão e repetência e de níveis de aprendizagem. Nesta fase, Cachoeira do Sul e Santa Maria foram selecionadas e, a partir daí, precisaram elaborar um projeto conjunto que abrangesse as necessidades dos dois municípios. O projeto concorreu com toda a região sul do Brasil e foi o vencedor.
Na reunião desta quinta, devem ser definidas as escolas das redes municipal e estadual que receberão os incentivos e também como se dará a execução das atividades, de acordo com cronograma a ser estabelecido pelo banco. A formação dos professores de Cachoeira do Sul e de Santa Maria para elaboração desse projeto também foi financiada pelo BNDES.