Você já deve ter se sentindo estagnado na carreira ou ter se questionado se estava na profissão certa. Para questões como essas, o processo de coaching pode auxiliar a encontrar o melhor caminho a ser seguido, tanto para quem trabalha em uma organização quanto para quem atua como autônomo. Geralmente, este trabalho dura de seis a oito meses, com sessões quinzenais.
O coach (em português, treinador) é o especialista que atua neste processo. Conforme explica Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), ele busca ampliar a visão do profissional por meio de questionamentos que o façam refletir e buscar respostas para suas incertezas.
— O processo de coaching pode auxiliar o profissional a definir seus objetivos em torno da carreira, as alternativas para que se sinta realizado e quais os caminhos para alcançar estes objetivos — afirma.
Foi este processo que ajudou o advogado Daniel Dalmás, 36 anos, a enfrentar e superar um momento de incertezas profissionais. Após três anos de estudos, ele desistiu de estudar para concursos públicos e ficou em dúvida sobre o caminho a seguir.
— Foi um processo muito intenso de descoberta interior, principalmente das minhas habilidades e capacidades. Uma vez feita essa descoberta, minha coach foi me instruindo no sentido de utilizá-las para o meu aperfeiçoamento profissional — conta Daniel, que hoje se dedica à advocacia em escritório próprio.
7 motivos que tornam o coaching um aliado para impulsionar a vida profissional
1. O processo de coaching visa melhorar o autoconhecimento, para tornar possível reconhecer suas forças e fazer as melhores escolhas. A partir disso, o profissional poderá encaminhar a carreira de forma mais eficaz.
2. Auxilia no desenvolvimento da área comportamental e no aprimoramento de habilidades e atitudes da pessoa atendida, estimulando o profissional a avaliar possíveis novas alternativas a partir das mudanças que serão realizadas, a fim de ampliar o seu leque de oportunidades.
3. Para quem busca o crescimento dentro de uma organização, são analisadas as melhores estratégias que estejam alinhadas aos objetivos e valores do profissional e da empresa.
4. São avaliadas situações do passado e do presente que favoreçam ou desfavoreçam o progresso dentro da companhia, estudando riscos, oportunidades e o melhor caminho para alcançar o objetivo de alavancar a carreira.
5. O coach estabelece um plano de ações, definindo o que falta para o crescimento do profissional e identificando se os obstáculos no caminho são problemas internos ou externos, como a necessidade de uma nova formação, algum ponto comportamental, o momento do mercado de trabalho, alguma possível crise no segmento de atuação ou até mesmo se a empresa não possibilita o crescimento.
6. Esclarece as incertezas e as alternativas do profissional, por meio de questionamentos como o que ele gosta de fazer, se já tem opções de áreas que tem interesse e os motivos que o levam a gostar destas áreas, além de fazê-lo refletir se a carreira pretendida lhe traria de fato realização profissional.
7. O coach instiga o profissional a pesquisar sobre a profissão desejada e a analisar as habilidades que há em comum com o perfil da profissão pretendida . Busca, ainda, conhecer as oportunidades que podem gerar a aproximação com o mercado, como participar de palestras e eventos.
Fontes: Liana Gus Gomes, coach executiva e presidente da Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (Abracem), Simone Kramer, coach executiva e vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Ricardo Munhoz, coach e diretor-executivo da Thomas Case & Associados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina