Com a intenção de auxiliar na qualificação dos jovens gaúchos, o governo do Estado e o Sistema S assinaram um acordo de cooperação, nesta quinta-feira (28), que promete o acesso de estudantes a cursos técnicos. Serão 10 mil vagas para alunos matriculados no Ensino Médio das escolas estaduais. Nem critério de escolha dos contemplados nem a forma de inscrição foram divulgados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
De acordo com o secretário Ronald Krummenauer, titular da pasta, as aulas serão oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Básica (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
— O objetivo é preparar os alunos para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Os cursos serão gratuitos, na modalidade a distância, e terão duração de 14 a 800 horas — detalha.
Conforme Krummenauer, algumas vagas serão abertas ainda neste ano.
— Os interessados devem procurar as informações de como participar no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br) — afirma ele.
Por enquanto, no entanto, ainda não há informação no site sobre o programa e também não foi informado quando isso acontecerá.
Entre os cursos oferecidos pelo Senac, Técnico em Logística, Técnico em Qualidade e Técnico em Administração. Pelo Senai, Educação Ambiental, Consumo Consciente de Energia, Lógica de Programação, Fundamentos da Logística, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Empreendedorismo, Desenho Arquitetônico, Metrologia, Finanças Pessoais, Segurança no Trabalho, Legislação Trabalhista, Tecnologia da Informação e Comunicação e Propriedade Intelectual.
Com o Sesi, a parceria do governo gaúcho é na formação gratuita dos professores da rede, que chegam a 66 mil profissionais. O curso em questão é o de Gestão para a Educação de Qualidade, com carga horária de 40 horas.
— Já neste ano, serão 2.414 vagas abertas aos educadores e, no próximo ano, a meta é oferecer para 100% das escolas — informa Krummenauer.