A prefeitura de Caxias do Sul vai contratar nos próximos meses cerca de 1.300 vagas para a educação infantil. Mesmo assim, ainda é longo o caminho para zerar a fila de espera. A compra dessas vagas representa atendimento a 22% da demanda atual. A Central de Matrículas tem 6 mil crianças de zero a cinco anos no aguardo por escola.
No processo licitatório mais recente para a compra de vagas, 51 escolas cumpriram as exigências legais e, juntas, ofereceram 1.621 vagas. O julgamento final das empresas credenciadas ocorreu na sexta-feira (04).
Agora, a documentação vai para a Secretaria Municipal da Educação no início da semana e, depois, segue para a Secretaria de Gestão e Finanças que libera o recurso disponível. A previsão é que o processo de contratação de vagas esteja concluído em setembro.
A escolha das escolas vai seguir critérios que incluem o zoneamento da área onde moram os estudantes e a necessidade de turmas. Conforme a assessora financeira da Secretaria da Educação, Danúbia Sartor, as famílias da lista de espera contempladas serão contatadas.
Caxias atende atualmente a cerca de 8 mil crianças na educação infantil. Metade delas estuda em escolas municipais. As demais ocupam vagas compradas, por atenderem a critérios da lista de espera ou por terem decisões judiciais obrigando o município a fornecer as vagas.