A unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Caxias do Sul poderá ser desativada. A projeção é que, a partir do próximo processo seletivo, os alunos sejam direcionados para Farroupilha. Outra mudança prevista é o fechamento Uergs em São Francisco de Paula e migração para outro município da Região das Hortênsias. Gramado e Canela são os mais cotados. As mudanças ainda estão em negociação.
O diretor do Campus Regional II, Rodrigo Koch, diz que se trata de um processo de reestruturação. A saída de Caxias do Sul é motivada pela falta de prédios que atendam à necessidade da Uergs. O professor diz que a atual localização junto ao Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza prejudica a expansão de cursos da Uergs, ao mesmo tempo em que ocupa espaço necessário para a escola. Em Farroupilha, o local em avaliação fica próximo ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e seria exclusivo para a Uergs.
No caso da Região das Hortênsias, a transferência de São Francisco de Paula é para facilitar o acesso. Como existe mais facilidade para o transporte público em Gramado e Canela, a ideia é levar a unidade para um desses municípios. Além disso, a Universidade deve trocar de prédio em Bento Gonçalves. A projeção é deixar o local junto à escola Bento Gonçalves e passar a atuar junto ao Colégio Landell de Moura.
As definições devem ser feitas até setembro. As negociações para a mudança de Caxias do Sul e em Bento Gonçalves já estão mais avançadas em relação à unidade da Região das Hortênsias, conforme o diretor regional.
Koch explica que os universitários têm o direito de terminar os cursos nas unidades que iniciaram. Isso significa que desativação das atividades em Caxias do Sul e São Francisco de Paula só ocorrerá com a formatura de todos os estudantes que já iniciaram os cursos.
Confira a entrevista concedida por Koch ao programa Gaúcha Repórter, na Gaúcha Serra, nesta segunda-feira: