Estamos vivendo uma era em que a inovação está cada vez mais a serviço da área de Recursos Humanos. O setor está se instrumentalizando com tecnologia de ponta para aperfeiçoar a gestão dos talentos e os resultados das organizações. Uma pesquisa realizada pela ADP Institute revela que 81% dos profissionais com menos de 30 anos acreditam que, futuramente, estarão preparados para trabalhar de qualquer lugar do mundo, por meio das novas conexões.
A tecnologia é uma das inovações no mundo corporativo que já é acessível para muitos. As novas plataformas e ferramentas que incentivam a interação e o engajamento, como softwares e aplicativos de recursos humanos, possibilitam que os profissionais de RH e gestores tenham outra dinâmica de trabalho e melhor acompanhamento dos colaboradores.
Segundo o estudo da ADP Institute, a tecnologia permitirá mais independência para os funcionários gerenciarem sua produtividade e desempenho, enquanto também recebem feedback e reconhecimento em tempo real. Isso eliminará barreiras à colaboração e ajudará a redefinir o relacionamento entre funcionários e seus gerentes. É obrigatório minimizar erros, aumentar a credibilidade e assertividade na contratação, desenvolvimento, acompanhamento dos funcionários e de suas carreiras.
Muitas vezes, mesmo dominando a prática do Feedback Corporativo, percebo que muitos gestores têm demonstrado grandes dificuldades em aplicar a metodologia de maneira sistemática, e assim aproveitar todos os benefícios que proporciona. Ao analisar os principais motivos que dificultavam tornar o Feedback Corporativo uma prática sistêmica no ambiente de trabalho, me deparei com diversos fenômenos comuns a maioria dos profissionais que enfrentam desafios de gestão. A principal dificuldade para sistematizar a ferramenta no dia a dia está relacionada a disciplina de gestão do feeder (quem dá o feedback), tanto na elaboração quanto no planejamento da reunião de Feedback.
Essa dificuldade fica muito evidente durante programas de Avaliação de Desempenho desenvolvidos nas empresas, onde o colaborador tem suas competências avaliadas (pode ser pelo gestor, par, subordinado e até se auto avaliar). Então é gerado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para aperfeiçoar a performance do profissional. Programas de Avaliação de Desempenho sem acompanhamento e feedback constante não trazem resultados, são custosos e desgastam os envolvidos.
Uma ferramenta inédita está sendo lançada para suprir esta demanda. O Feedback Manager é um software "cloud" extremamente amigável que sistematiza os feedbacks corporativos. Como ferramenta de gestão de pessoas, ele tem potencial infinito. É possível empregar a metodologia em qualquer ambiente corporativo, com qualquer profissional, e os resultados são imediatos.
Como resultado da constante dificuldade dos gestores em tornar essa prática sistemática no dia a dia profissional, a Unidade de Desenvolvimento da Missel Capacitação Empresarial desenvolveu esse projeto ambicioso para solucionar o problema da sistematização do Feedback que tem como principal objetivo apoiar gestores em todas as funções de planejamento, monitoramento e sistematização da metodologia do Feedback no dia a dia de trabalho. É possível testá-lo gratuitamente aqui.
Esse software foi desenvolvido para ser uma ferramenta de grande mobilidade, com recursos práticos e orientados para um público que demanda agilidade e resultado, e tem enfrentado grandes problemas com sistemas de gestão complexos e pouco produtivos, que limitam a capacidade do gestor em atuar com rapidez e qualidade. É apenas um de diversos softwares de RH que têm transformado a realidade da gestão de pessoas. Busque essas inovações e aproveite as oportunidades que a tecnologia lhe dá para aprimorar os resultados das pessoas no seu dia a dia.