Em outubro de 2015, ao desmentir um boato de vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação publicou foto em sua página oficial no Facebook com uma imagem da página falsa que circulava nas redes sociais. O tema da redação que aparecia na suposta prova era o mesmo cobrado na edição de 2016: intolerância religiosa no Brasil. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia também:
Fraudadores cobravam até R$ 180 mil por gabarito
Confira o gabarito extraoficial do segundo dia
Na época, o MEC reforçou no Facebook que a prova era falsa: "Está circulando material falso sobre o #Enem2015. Fiquem atentos!". A página com o tema da redação aparece com uma tarja vermelha com a escrita em caixa alta: "é falsa".
Na publicação de 2015 é possível perceber um gráfico sobre a intolerância religiosa. O mesmo aparece em um dos textos motivadores da redação de 2016.
Em nota divulgada nesta tarde, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) rechaçou o que considera ser uma tentativa de tumultuar o Enem. Segundo o órgão houve uma "coincidência" que não compromete o exame por não se tratar de um vazamento.
"Abordar simplesmente o tema a intolerância religiosa no século XXI não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem", diz a nota.
Sobre o gráficos, o Inep disse que não são iguais. "O gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público. O gráfico da prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015 é baseado no mesmo estudo, mas tem recorte diferente", afirma o órgão.
Repercussão nas redes
Nas redes sociais, internautas comentam o caso. "Gente, é sempre bom dar uma olhadinha na página do MEC antes de ir fazer a prova", brincou um internauta.
Uma ouvinte entrou em contato com a Gaúcha para alertar sobre o fato. "Importante e sério. O tema da redação do Enem deste ano havia vazado em 2015 como sendo o tema da redação daquele ano. O Inep, na época, disse que a prova era falsa e que aquele não seria o tema da redação: 'Intolerância Religiosa'. Mas o tema da Redação deste ano foi sobre intolerância Religiosa, inclusive com os mesmos gráficos, mas com dados mais atualizados", escreveu na mensagem.
*Rádio Gaúcha