Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil municípios brasileiros. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes.
– Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa – explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.
A coleta será feita no dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será feita depois pela Polícia Federal.
O esquema de segurança contará ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados.
É permitido levar lanches para as provas, mas os alimentos também serão vistoriados.
Leia mais
ZH recebe professores para corrigir as provas do Enem
13 dicas para se dar bem nas provas do Enem
Saiba o que fazer se o seu local de prova do Enem está ocupado
Prova será adiada para mais de 240 mil estudantes
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado em 364 locais de prova, o que atingirá 240.304 candidatos. O número foi atualizado nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A lista com os locais em que a prova será cancelada neste final de semana estará disponível na internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A lista foi ampliada para incluir locais que foram ocupados após a divulgação da primeira lista pelo Inep, na última terça-feira. No Rio Grande do Sul, são quatro escolas em quatro municípios, o que
EPTC fará reforço no atendimento por ônibus para provas do Enem
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará as tabelas horárias de atendimento por ônibus da Capital neste sábado e domingo à tarde, em razão das provas do Enem. A alteração atinge principalmente as linhas que atuam nas áreas da PUCRS, da Faculdade Porto-alegrense (Fapa), da Uniritter e do IPA, locais com maior concentração de candidatos.
O uso de cartões da passagem escolar e do Vou à Escola será liberado nos dois dias em que as provas serão aplicadas. As empresas de ônibus vão operar com carros de maior capacidade (articulados/alongados).
Confira como será o atendimento por ônibus nas universidades:
PUCRS (mais de 12 mil candidatos)
A Carris operará com carros de maior capacidade (articulados/alongados) nas linhas: T3, T4, T9, T11, T2A, T2, T1, T1 Direta (sábado), 343 – Campus/Ipiranga e D43 – Universitária Direta (sábado), T6, T8 e T12A.
IPA (mais de 2 mil candidatos)
Operação com carros de maior capacidade na linha T9.
Uniritter (mais de 4 mil candidatos)
O Consórcio Viva Sul fará reforço no atendimento através da colocação de carros de maior capacidade, e fará viagens extras se necessário. Linhas 263.1 – João Pessoa/Orfanotrofio, 263.2- Orfanotrófio/Azenha e C80.
Fapa (mais de 4 mil candidatos)
Para os sábados, via Protásio, a Fapa conta com suficiente oferta através das linhas regulares: 494/495/497/R41. Haverá reforço de horários através das linhas eventuais E56, que sai do centro (Parobé) via av. Assis Brasil e av. Baltazar de Oliveira Garcia e E95, que sai do centro (Parobé) via av. Protásio Alves.