Claudia Chiquitelli
Especial
Pesquisa realizada pela consultoria Rizzo Franchise aponta que o segmento cresceu, em 2015, 4,4% em relação ao ano anterior Mais de 103 mil novas vagas de emprego foram abertas pelas franquias no Brasil, em 2015, representando um crescimento de 4,4% em relação a 2014. A pesquisa da consultoria Rizzo Franchise ainda aponta que no país todas as empresas desse sistema juntas geram mais de 2,4 milhões de empregos estáveis. No segmento, profissionais autônomos de várias áreas têm saído da informalidade.
Na rede de franquias de pizzarias delivery Dídio Pizza, por exemplo, isso acontece com a contratação dos entregadores motorizados. A maioria deles ou fazia bicos ou trabalhava em empresas de motoboys. Porém, assim que são aprovados e treinados pela franqueadora, passam a ter carteira assinada e benefícios.
É o caso de Carlos Olegário, entregador de pizzas, que comprou uma moto e começou a procurar trabalho. Na primeira pizzaria em que conseguiu emprego não foi registrado, trabalhando das 18h às 2h, todos os dias. Mas, desde fevereiro deste ano, ele trabalha na Dídio Pizza e afirma que sua vida mudou.
– Fui contratado, mas iniciei o trabalho somente após apresentar todos meus documentos, comprovante de pontuação na habilitação, documentação da minha moto, exame médico admissional e receber o regulamento interno da empresa com todas as regras, o que é ou não permitido e, em seguida, recebi treinamento e orientações para saber como me portar no trânsito e com os clientes. Além da carteira assinada, temos plano de saúde, seguro de vida e escala de trabalho organizada e com folgas – comemora.