Com palestras, aulas especiais, celebrações e troca de experiências, a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) comemora, em 2016, 50 anos de atividades. Formadora de 12 mil profissionais de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda ao longo de cinco décadas, uma das maiores responsáveis pela graduação de comunicadores do Rio Grande do Sul festeja a tradição enquanto busca seguir inovando.
Leia mais:
Assembleia sobre ocupação na PUCRS não avança
Feira virtual dá dicas para quem pretende estudar na Austrália e na Nova Zelândia
Entre os maiores objetivos – e desafios – da Famecos nos dias de hoje está a preparação para a comunicação em meio à evolução tecnológica. Preceitos de meio século atrás já não funcionam na sociedade atual, exigindo adaptação constante de cada um dos cursos tanto na prática quanto nas teorias. Por isso, nas palavras do diretor da faculdade, João Guilherme Barone, o espaço preza pela inovação:
– Funcionamos com um espírito quase de startup. O que tentamos nesta semana vamos fazer de outro jeito na semana que vem, e de novo na outra. Penso que a faculdade sempre teve um DNA marcado pela experimentação.
Desafiante, também, tem sido manter o cronograma de atividades programado para este final de ano em meio à ocupação do prédio onde funciona a faculdade. Na noite da quarta-feira passada, alunos da universidade deram início a uma manifestação em que passaram a acampar no saguão como forma de protesto contra a tramitação da PEC-241 na Câmara de Deputados, projeto que estabelece um teto para os gastos públicos.
Há quase 40 anos lecionando na Famecos, o professor Tibério Vargas Ramos explica que, ao longo de sua história, a faculdade – onde ele também se formou – tem primado por manter com qualidade um equilíbrio entre a formação voltada para o mercado de trabalho e o embasamento acadêmico, capacitando os alunos para um pensamento crítico sobre a comunicação ontem e hoje:
– A Famecos nasceu voltada para o bom exercício do jornalismo, das relações públicas, da publicidade e propaganda. Quis desde seu início pensar, discutir e aprimorar conteúdos, e não apenas reproduzir rotinas. Isso, ao longo de todo esse tempo, foi, é e continuará uma característica da faculdade.
Um dos palestrantes da programação de eventos, que começou em agosto e segue até dezembro, é o CEO da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), Vincent Peyrègne. Ele estará no teatro do prédio 40 da PUCRSna quinta-feira, em um evento aberto ao público, para falar sobre os rumos da comunicação. A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea.
A palestra
> CEO da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), Vincent Peyrègne, fala sobre os rumos da comunicação. Amanhã, às 20h.
> No teatro do prédio 40 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681, Porto Alegre). Gratuito e aberto ao público.