O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, tem 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e outras 45 de matemática. Mas as noventa questões dos cadernos coloridos não são, nem de perto, mais temidas do que a redação. Sem ter a certeza de qual será o tema deste ano, alguns estudantes arriscaram um palpite. Luís Nunes, 16 anos, estreando no Enem, imaginou duas possibilidades.
– Acho que a redação será sobre questões de gênero, mas também pode ser sobre política – opina o estudante, que se diz um pouco nervoso nesta última etapa de provas.
Leia mais
#ShowDosAtrasados: veja os memes do primeiro dia de Enem
Enem 2016 exige mais raciocínio e interpretação, avaliam professores
Enem 2016: confira o gabarito extraoficial do primeiro dia
Novata no Enem, Eduarda Silveira, 18 anos, diz não ter ideia do que possa se tratar a redação, mas está preparada e confiante para qualquer tema.
– Eu até pesquisei alguns assuntos atuais, peguei algumas dicas com professores. Mas não sei o que será abordado – conta.
Já a estudante Mykaelle Anchieta, 20 anos, acredita que o domingo será mais tranquilo que o sábado, porque a prova prevê mais interpretação de textos. Ela sugere que a redação terá o meio ambiente como assunto:
– Pode ser sobre o desastre de Mariana, que completou um ano.
Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para realizar a prova. Só poderão voltar pra casa com o caderno de questões aqueles que sairem após às 18h30min.
Confira a cobertura ao vivo da repórter Bárbara Müller