Nos últimos meses, os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm exercitado a escrita redigindo textos sobre uma variedade de assuntos que podem ser propostos na prova de redação. Mais do que tentar adivinhar qual vai ser o tema, a dica dos professores para a reta final de estudos antes do exame é que os alunos estejam com a atenção plena nas outras disciplinas além de redação e português.
As aulas de história, filosofia e sociologia, por exemplo, são essenciais para desenvolver uma base consolidada que permitirá discorrer sobre o assunto proposto na prova, explica a professora Cláudia Amaral, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), escola que obteve a melhor nota do Enem 2015 no Rio Grande do Sul. Ela chama a atenção para o fato de que a parte gramatical é apenas um dos cinco critérios avaliados.
– O principal é a construção dos argumentos, que se dá de maneira multidisciplinar. Vai contar como o aluno os articula e diferencia os fatos e a opinião – explica a professora.
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A importância de todas as matérias – e não são só as das Ciências Humanas – para a construção do texto também é mencionada pelo professor Luís Fernando Gallo, do Redação Panda, de Pelotas. Em 2015, ele ajudou na preparação de Izadora Peter Furtado. Dos 5.631.606 textos corrigidos em todo o Brasil, a gaúcha esteve entre os 104 que conseguiram a nota máxima, de 1 mil pontos.
– Quando o aluno assiste à aula de geografia, ela está servindo para a redação, assim como a de biologia: se o tema do texto estiver relacionado à água, por exemplo, é ali que ele vai encontrar os elementos para escrever. A redação não é uma prova de português, é uma prova de todas as outras matérias reunidas – diz Gallo.
Além de demonstrar que sabe escrever corretamente, o Enem exige que o aluno tenha senso crítico e demonstre preocupação e responsabilidade para sugerir uma proposta de intervenção que melhore a realidade do país, dentro do tema proposto.
– A correção gramatical é apenas um dos critérios, mas um texto limpo e correto atrai mais a atenção e permite uma leitura mais fluida – afirma Cláudia.
Organize o texto
Veja a dica da professora Cláudia Amaral para montar a redação:
Título: apresente o texto e a tese de forma criativa. Usar um adjetivo pode ser a alternativa.
1º parágrafo: apresente a tese sobre o tema proposto, direcionando-o para o desenvolvimento, com dois argumentos relativos à tese.
2 º e 3º parágrafos: desenvolva cada um dos dois argumentos principais citados no primeiro parágrafo.
4º parágrafo: apresente a sugestão de intervenção sobre o tema.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
• Domínio da modalidade escrita formal.
• Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas para desenvolver o tema, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo.
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação.
• Proposta de intervenção para o problema abordado.