A reunião do Conselho Universitário (Consun) para votar as alterações no ingresso por cotas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi adiada para terça-feira (27). O encontro previsto para acontecer na manhã de hoje foi cancelado por causa de um protesto realizado por estudantes.
Eles bloquearam os principais acessos da reitoria. Por volta das 10h, os estudantes conseguiram um encontro com a direção e os conselheiros mas, no entanto, não houve nenhum acordo.
Os estudantes são contra as alterações. Entre as mudanças previstas está a forma de ingresso. Atualmente, quem estudou no ensino médio em escolas estaduais pode concorrer pelo acesso universal (50% das vagas) e, caso não seja classificado, disputar entre os cotistas. Caso a alteração for aprovada, os candidatos terão de escolher, antes de realizar o vestibular, em qual grupo irá concorrer (cotas ou universal).
Um grupo de estudantes garantiu que vai manter vigília no local.
O que diz a Ufrgs:
Em nota a UFRGS esclarece que:
Não há, e em nenhum momento houve, por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a intenção de retroagir em sua política de ações afirmativas;
Esta política foi implantada em 2007 e sempre esteve à frente do que a legislação nacional prevê;
A reitoria desta Universidade luta e é inflexível em relação a qualquer ato que possa representar recuo nos avanços já obtidos. A opção da UFRGS é transparente e imutável: o sistema de cotas não é passível de retrocessos.
Desde a inclusão do parecer nº 239/2016 na pauta do Conselho Universitário, e com pedidos de vista de conselheiros, verificou-se a necessidade de aprimoramento no texto. Isso foi feito e seria apresentado na reunião de hoje, 23 de setembro. A Emenda ao parecer está sendo distribuída ao Conselho Universitário e será apreciada na próxima reunião do CONSUN, agendada para o próximo dia 27 de setembro, às 8h30min, na Sala dos Conselhos – 2º andar da Reitoria.