Será lançado nesta quinta-feira no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPUC), em Porto Alegre, o projeto Juntos. O evento, organizado pela ONG Labi, reunirá empreendedores, acadêmicos, especialistas e representantes governamentais em uma rodada de palestras sobre inovação educacional. Uma das palestrantes convidadas é a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, ex-diretora global de Educação do Banco Mundial e atual professora visitante de Harvard Claudia Costin.
Crianças deveriam receber lição de casa? Talvez não, dizem especialistas
Filme retrata projetos para resgatar a infância em áreas violentas
De acordo com Rafael Parente, diretor do Labi e doutor em educação internacional, o Projeto Juntos nasce com o propósito de fazer a conexão e estabelecer parcerias entre grupos capazes de criar e disseminar soluções inovadoras para a educação.
– No Brasil, temos um problema extremamente grave de qualidade e equidade na educação. Em todas as nossas avaliações oficiais, os resultados são sempre bastante preocupantes. Se a gente conseguir criar o diálogo entre esses agentes e fazer com quem eles conversem, criem e atuem em conjunto, acreditamos que vamos conseguir acelerar a transformação positiva educacional. A gente quer gerar um movimento – afirma Parente.
A agenda de atividades do projeto deve ser planejada durante o encontro de hoje, mas algumas ações já estão previstas. Segundo Parente, até o início de 2017, serão lançados mapeamentos dos negócios sociais voltados para a educação no Rio Grande do Sul e dos principais problemas enfrentados pelas redes municipal e estadual de Educação.
– Identificamos que existem muitas ações inovadoras, mas elas estão separadas e são em níveis diferentes. Tem professores inovando em algumas escola, diretores inovando em outras, empreendedores em outros espaços. A ideia, neste evento, é que todas essas iniciativas consigam se enxergar, se reconhecer e identificar pontos em comum, e que a gente consiga montar este mapa para que elas possam se ajudar – explica o gestor jurídico da Secretaria de Educação de Porto Alegre Paulo Renato Ardenhi, um dos braços do projeto na Capital.
A iniciativa deve se estender para o restante do Brasil – o Rio de Janeiro será o próximo Estado a receber o encontro, no ano que vem.O Projeto Juntos tem parceria da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), do Grupo Tellus, do TecnoPUC, do Instituto Natura e da Fundação Telefônica Vivo.
SERVIÇO
Lançamento Projeto Juntos
Quando: nesta quinta-feira, das 8h30min às 13h
Onde: auditório do Global TecnoPUC (Avenida Ipiranga, 6.681, Porto Alegre)
As vagas estão esgotadas.