O Ministério da Educação (MEC) promove neste sábado o segundo simulado oficial do Enem 2016. O prazo para realizar o teste começa às 8h e segue até as 20h de 3 de julho. Dessa vez, os participantes terão uma semana para testar seus conhecimentos na plataforma Hora do Enem.
Sisu: instituições chamam alunos da lista de espera
Vagas do Fies já podem ser consultadas
Na primeira edição, o simulado ficou aberto apenas durante um final de semana. Outra novidade do segundo simulado nacional é que os alunos do Ensino Médio das redes públicas que não tiverem acesso particular à internet poderão fazer a prova na própria escola, entre segunda-feira, 27, e 1º de julho.
Para participar, os interessados devem se cadastrar na plataforma de estudos oficial Hora do Enem e aguardar a liberação do simulado online. Após iniciar o simulado, os estudantes terão até quatro horas seguidas para a conclusão.
O exame contará com 80 questões, elaboradas no mesmo formato do Enem. A plataforma divulgará a nota do aluno imediatamente após a realização do simulado e ainda permitirá que ele verifique se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.
O simulado da Hora do Enem é realizado pelo MEC em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No primeiro simulado nacional, realizado entre 30 de abril e 1º de maio e repetido em 7 e 8 de maio deste ano, mais de 710 mil estudantes de 99,91% dos municípios brasileiros fizeram as provas. Desse universo, 85% estudam em escolas públicas, 64% são mulheres e 46% fizeram a prova por telefone celular.