É só pensar no tripé pensamento, fala e ação que dá para ver a importância da comunicação. Por outro lado, é muito comum encontrarmos falhas na comunicação no ambiente corporativo. Às vezes, até aquela fala que nem chegou a sair e se transformar em palavras. Estamos falando da comunicação não verbal: caras, gestos e bocas. A mensagem pode ser clara ou não. As entrelinhas fazem parte da meta-mensagem (o que queríamos falar). E temos ainda a forma da mensagem (o modo como falamos) e o conteúdo da mensagem (o que falamos).
Podemos ter a intenção de dizer uma coisa mas por falta de clareza expressamos outra. Cuidado! Pois é desta forma que surgem os conflitos no ambiente de trabalho. Vamos analisar cada tipo inadequado da comunicação verbal:
1) A falta de informação suficiente: muitas vezes nos comunicamos de forma errada por omitirmos informações determinantes. E se o colega não fez o que você pediu não foi por má vontade mas porque realmente ele não havia entendido o conteúdo da sua mensagem por falta de informação.
2) Informações irrelevantes que acabam tirando o foco do principal: neste caso, a pessoa deveria ser mais objetiva, enfatizando o relevante. Toda boa comunicação tem como resultado um caminho a seguir. Portanto seja direto.
3) A distorção de informações: às vezes, você ouve uma informação e ao transmiti-la a outra pessoa, sem querer, distorce um detalhe. É o famoso “telefone sem fio”. Fique atento para reverter estas informações caso ocorra com você. Verifique a veracidade dos fatos antes de sair reclamando.
Puxa, que difícil é se comunicar! Não adianta só querer. Tem que saber! O lado bom é que a comunicação é uma habilidade e como tal pode ser desenvolvida. Costumo dar o exemplo de situações as vezes pequenas que muitas vezes se transformam em grandes obstáculos. Tipo: mas eu não falei isto! Exemplo: você só pode fazer esta compra à vista, disse a vendedora para a cliente no balcão. Ao chegar no caixa, é oferecida a opção de pagar com cartão de crédito. A cliente reclama que poderia ter comprado mais itens, dizendo: “mas eu achei que era só à vista”.
Quando chamada, a vendedora alega que à vista seria igual a uma vez no cartão. Situações como estas são muito comuns com pessoas mal treinadas e causam grande constrangimento. Você já ouviu falar no ditado “Deus nos deu duas orelhas e apenas uma boca para falar menos e ouvir mais? Também sabemos que através da fala, podemos construir interações ou destruí-las.
A fala precisa sempre de um monitoramento antes que saiam as palavras, pois depois que saem, são como flechas e não temos mais como consertar. Sempre pense bem antes de falar. Sempre recomendo escrever a frase para ver se dá para melhorar o conteúdo. E a forma? Às vezes o conteúdo está bom, mas se você falar gritando, dá um ar impositivo. E a fala mansa, sarcástica ou irônica do lobo em pele de cordeiro? Tá percebendo? Tem que cuidar de todos os detalhes se quiseres ter sucesso.
E temos também a comunicação hierárquica. Muito comum nas empresas pois representa o poder daquele que fala, manda ou pede gentilmente. Relações de poder são claramente identificadas através da fala. Uma comunicação entre iguais pode ter atrito se um quiser mandar no outro. Mas e se a leitura for errada? Talvez a colega só queira ajudar. Mas quando a fala é do chefe, daí é vista com outros olhos. Exige cautela e subordinação. Também não podemos usar o poder de forma desenfreada causando desmotivação na equipe. Sem falar em humilhação. Líderes tem que saber se comunicar. O líder tem que dar o exemplo. Empresas que não combatem a inadequação da comunicação no ambiente geram um clima pesado para se trabalhar, o que afeta diretamente na produtividade da equipe.
Acompanhei equipes que se comunicavam bem e outras que tinham muita dificuldade. Há uma grande correlação entre comunicação e produtividade.