Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil que estavam acostumados a receber em casa o carnê para pagamentos do boletos com os valores das contribuições mensais deverão se readaptar.
A partir de agora, a única forma de acessar o documento é a partir da internet.
Para imprimir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), o MEI terá duas opções:
- acessar o Portal do Empreendedor.
- fazer o download do aplicativo Qipu, que, entre outras funcionalidades, permite baixar os carnês pelo celular – inclusive os vencidos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.
O DAS tem custo fixo, que varia de acordo com o setor de atuação do empreendedor. É importante lembrar ainda que, com o reajuste do salário mínimo no início do ano, os valores a serem pagos pelo MEI também mudaram. Confira aqui os novos valores.
Entenda melhor: quem pode ser MEI?
- O trabalhador informal pode se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) legalizado e passar a ter CNPJ, o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
- Para isso, é necessário faturar até R$ 60 mil por ano ou R$ 5 mil por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado, que receba o salário-mínimo ou o piso da
- O MEI tem direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.