Mais de 4 mil candidatos começaram a fazer às 8h desta terça-feira (1º) a prova do Vestibular de Verão 2016 do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Eles foram divididos entre os Conjuntos I (Rua dos Andradas) e III (Rua Silva Jardim) da instituição em Santa Maria.
De acordo com o coordenador do vestibular, Adilção Beust, são 4.131 inscritos.
“Oitocentos candidatos fazem a prova no Conjunto I e mais de 3,3 mil no Conjunto III”, conta. “A organização se preparou com um ano de antecedência para receber bem os vestibulandos”.
O índice de abstenção, divulgado às 9h, é de 12,18%, o que corresponde a 521 pessoas. Logo, fazem a prova 3.610.
Os vestibulandos têm quatro horas para responder às 65 questões e fazer a redação, ou seja, das 8h até às 12h. São 10 disciplinas.
Guilherme Machado é candidato a uma das vagas do curso mais concorrido este ano na Unifra - o de Medicina. São quase 50 candidatos por vaga para o curso que oferece 40.
“É pouco tempo para fazer a redação e as questões”, diz. “Tem que manter a calma para não perder nenhuma por bobagem”.
Os outros dois cursos mais concorridos são Odontologia (sete por vaga) e Direito Diurno (seis candidatos por vaga).
A vestibulanda Carolina Silva quer conquistar uma vaga no curso de Odontologia em 2016. Ela veio com a família de Cachoeira do Sul, cidade distante cerca de 120 quilômetros de Santa Maria. É uma viagem de quase duas horas. Conforme a mãe dela, Michele Silva, diz que a filha se preparou o ano inteiro.
“Ela está nervosa”, explica. “Mas tenho certeza de que está bem preparada”.
Os candidatos poderão deixar a sala de prova a partir das 11h30. O coordenador Beust informa o horário da divulgação do índice de abstenção, divulgação do tema da redação, gabarito e listão.
O tema da redação será informado a partir das 11h30. O gabarito deve estar publicado no site da Unifra (unifra.br) a partir das 15h. O listão terá a data divulgada na quinta-feira. Mais informações pelo telefone (55) 3223-8341.
A Unifra oferta 1,4 mil vagas em 33 cursos de graduação nesse vestibular.