A empresa americana SpaceX lançou com sucesso na última segunda-feira seu foguete Falcon 9 - que colocou 11 satélites em órbita – e conseguiu recuperar intacto o primeiro estágio do vetor, em uma operação inédita.
O foguete foi lançado às 20h29min local (23h29min Brasília) de Cabo Cañaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, e minutos após o tiro seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio levou os satélites para a órbita da Terra.
Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pelo empresa do magnata Elon Musk."O Falcon pousou", disse o comentarista em meio aos gritos de centenas de convidados que assistiram à operação do centro de comando de Hawthorne, na Califórnia.
O segundo estágio colocou em órbita, com sucesso, os 11 satélites da companhia de comunicações ORBCOMM. Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá à SpaceX poupar muito dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e são destruídos após cada lançamento.
Em 28 de junho, um Falcon 9 explodiu dois minutos após ser lançado, destruindo uma nave de carga não tripulada Dragon com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS).