Seja nos ensinos Fundamental e Médio ou nos vestibulares e concursos, escrever uma redação causa verdadeiros calafrios em alguns alunos. Se você se identificou com o perfil descrito, saiba que nem tudo está perdido. Redação é técnica e, como tal, pode ser aperfeiçoada com treino.
O perfil dos concursos que exigem redação é bastante variado, embora seja mais comum em certames de nível superior. Segundo Everson Ribas, mestre em Linguística Aplicada e professor dos cursos Mottola e Apoio, há duas décadas eram poucas as organizadoras que exigiam redação - quadro que vem sendo revertido gradativamente. Organizar o pensamento de modo que o autor consiga deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto proposto é o grande desafio de quem precisa encarar a prova.
Veja tabela de concursos públicos municipais, estaduais e nacionais
- Em geral, os concurseiros temem muito a redação. Isso acontece porque elaborar um bom texto exige técnica e trabalho. É preciso tomar conhecimento da parte teórica e adequá-la ao estilo do autor da redação. Infelizmente, esse processo não é simples. Apesar de o concurseiro ter estudado sobre a elaboração textual, muitas vezes ele não sabe se está escolhendo os argumentos adequados, bem como também não sabe se a sua produção está tendo um rumo que será aceito pelo corretor. Isso quer dizer que ele se sente inseguro na esfera criativa - declara Everson.
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento abre concurso estadual com salário de até R$ 7 mil
Hospital de Rio Grande abre concurso com mais de 900 vagas
Boa apresentação e conteúdo devem andar juntos durante o processo de produção de uma redação. E, para que isso ocorra, cultivar o hábito de ler é peça-chave na preparação.
- A importância da leitura não é apenas para que o aluno tenha dados e argumentos para apresentar na redação, como também serve para que ele assimile um modelo de texto - garante Denise Mecking, professora de português do Unificado Concursos.