O domingo será de prova para alunos de 26 cursos do Ensino Superior. É a edição 2015 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que ajuda a traçar um panorama da aprendizagem neste nível no país. As inscrições foram feitas pelas coordenações de cada curso, mas os estudantes precisam conferir se estão na lista daqueles que devem prestar a prova e preencher o questionário do estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em portal.inep.gov.br, onde também está disponível a relação dos inscritos. Essa é uma etapa obrigatória. Quem não preenchê-lo pode não receber o diploma.
Universidades avaliam renda como fator de desempate no vestibular
Devem fazer o exame os alunos com previsão de concluir a graduação até julho de 2016, assim como os que concluírem mais de 80% da carga horária do curso até o final de agosto. O mesmo vale para os estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão da graduação até dezembro de 2015. Os cursos são avaliados a cada três anos e foram divididos pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas e eixos tecnológicos.
A prova terá duas partes: a primeira, de formação geral, conta com 10 questões. A outra, referente a componentes específicos, tem 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas. Dentro da formação geral, é cobrado dos universitários que mostrem perspectivas críticas sobre a realidade brasileira e mundial. Com isso, espera-se que demonstrem compreensão de temas além de seus cursos. Nas questões da formação específica, avalia-se a compreensão do aluno sobre conteúdos abordados na graduação.
UFRGS está entre as 500 melhores universidades do mundo
Os resultados do Enade são utilizados no cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que inclui, além do Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Enquanto os últimos dois avaliam a universidade e o curso, o Enade avalia os estudantes - e responde por boa parte da nota das instituições. Entre as medidas que podem ser adotadas para cursos com resultado insatisfatório está a suspensão de bolsas e até o fechamento do curso.
Os estudantes que não comparecerem ao exame ou não assinarem a lista de presença, liberada uma hora depois do início da prova, serão considerados ausentes e não poderão colar grau.
Cursos avaliados
Bacharelado
- Administração
- Administração Pública
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Jornalismo
- Publicidade e Propaganda
- Design
- Direito
- Psicologia
- Relações Internacionais
- Secretariado Executivo
- Teologia
- Turismo
Tecnólogos
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Design de Moda
- Design Gráfico
- Gastronomia
- Gestão Comercial
- Gestão de Qualidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Pública
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais