O próximo vestibular de UFRGS e PUCRS terá mudança na Comunicação Social. Graças às novas diretrizes curriculares de Jornalismo e de Relações Públicas (RP), homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, os cursos deixarão de ser habilitações, o que torna o formado não mais bacharel em Comunicação Social, e sim, em Jornalismo ou Relações Públicas.
A comissão de especialistas instituída pelo MEC considerou que a Comunicação Social é um campo de estudo - assim como saúde.
Vestibular 2016 da UFRGS começa em 10 de janeiro com 50% das vagas para cotas
- A formação passa a ser centrada no Jornalismo e em RP, e não na Comunicação. Os dois primeiros são profissões, o terceiro é área de conhecimento. Foi o entendimento que prevaleceu, embora não seja consenso - diz Virginia Fonseca, chefe do Departamento de Comunicação e coordenadora da comissão que elaborou o projeto pedagógico do curso de Jornalismo da UFRGS.
O currículo será afetado. Mudanças de carga horária, regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do estágio supervisionado são as principais. Atualizações que levam em conta o mercado de trabalho também serão feitas, como foco no jornalismo digital (o impresso deixa de ser eixo estruturante) no caso do Jornalismo. O prazo para a adaptação das universidades se encerra neste ano.
Leia as últimas notícias de educação
O que muda
- Jornalismo e Relações Públicas deixam de ser habilitações de Comunicação Social e passam a ter a nomenclatura do curso em si.
- Quem se forma nessas áreas não será mais bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas, e sim bacharel em Jornalismo ou Relações Públicas.
- Regulamentação das atividades do TCC e do estágio curricular supervisionado - obrigatório, dentro da área de atuação e de, no mínimo, 200 horas.
- A carga horária mínima passa de 2,7 mil para 3 mil horas no Jornalismo. Em RP, de 2,7 mil para 3,2 mil horas.
- Há uma tentativa de ampliação da atuação profissional, com indicação a ensinamentos de empreendedorismo, por exemplo.
- No Jornalismo, o jornal impresso deixa de ser eixo principal de estudo e dá espaço ao digital.
O que permanece
- O TCC ainda pode tratar da comunicação como um todo.
- Os cursos manterão cadeiras em comum.
- Competências básicas dos egressos.