No início da manhã desta quarta-feira, a torcida do Colégio Cristo Redentor já estava no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, com bandeiras e tambores para fazer barulho e torcer pelos colegas. A turma do "Cristo" era uma das mais animadas entre as 24 que participam da 21º edição dos Jogos Internacionais Luteranos e 12º jogos mirins, organizados pela Rede de Escolas da Ulbra.
- Vamos copar até o final e vencer - respondeu confiante Georgia Trindade, de 16 anos, aluna da 2º ano do Ensino Médio.
Até sábado, os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental das instituições participantes têm um foco, o esporte. Atletas entre 13 e 18 anos vão competir em 11 modalidades: futsal, basquete, futebol de campo, tênis (simples e dupla), corrida rústica, atletismo, natação e handebol. A escola que ganhar o maior número de medalhas será a vencedora da edição. Neste ano, participam 22 escolas gaúchas, uma uruguaia e uma argentina.
- A competição se tornou tradicional entre os alunos e é uma maneira de integrar as instituições do Brasil e do Exterior - conta o diretor da Escola Ulbra Paz, de Canoas, Lauro Possani, que organiza o evento desde a primeira edição, que aconteceu em 1994.
O grande desafio para os brasileiros neste ano é bater os argentinos do Instituto Concórdia, da província de Misiones, na Argentina, que buscam o tricampeonato.
O estudante Leonardo de Souza Santos, de 17 anos, do 3º ano da Colégio Ulbra Cristo Redentor, que participa há oito anos das competições de futsal e futebol de campo, aproveita o momento antes de entrar em campo para conversar com os colegas.
- A semana é toda em função disso. Treinamos o ano inteiro e queremos ganhar, mas vai ser difícil - pondera o estudante.
O coordenador geral das equipes argentinas e treinador de vôlei, Roberto Sanabria, há 12 anos vem anualmente ao Brasil para participar dos jogos. Sanabria garante que a tradicional rivalidade entre os brasileiros e argentinos é deixada de lado.
- Os jogos são muito esperados, mas é tudo na esportiva - diz o treinador.
E foi exatamente assim que começou o primeiro dia de jogos, com clima amistoso e animado.