O céu em Porto Alegre pode não ajudar muito nesta terça-feira, mas hoje ocorre o ápice de uma conjunção entre planetas.
Desde o início de junho, é possível ver, mesmo a olho nu, Vênus e Júpiter se aproximando no céu, principalmente durante o pôr do sol.
Conheça 10 estudos da última década no mundo da astronomia
O fenômeno ocorre porque os planetas estão convergindo e terá o seu ápice hoje, quando eles estarão quase juntos.
Será possível ver os dois planetas a uma distância aparente de cerca de 0,3°. É menor do que "um dedo se você apontá-lo para o céu".
Estudo de equipe da UFRGS sobre os braços da Via Láctea ganha divulgação da Nasa
De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a melhor hora de observar é durante o pôr do sol. Neste momento, será preciso olhar para oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que a hora de olhar para o céu é quando o sol estiver se pondo.
- Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar - diz.
A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte.
- O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima - detalha Josina.
Mas os planetas não vão ficar juntos de verdade! Do nosso ponto de vista, eles vão se sobrepor, mas vênus, como se sabe é o segundo planeta do Sistema Solar, a partir do sol. Júpiter está longe, é o quinto planeta neste fila. Observando da Terra, Vênus e Júpiter estão quase na mesma linha, por isso eles ficarão coladinhos.
Entenda melhor nessa imagem:
Foto: solarsystemscope.com / Reprodução
De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos. O próximo será em 27 de agosto de 2016.