Na Universidade Federal de Santa Maria, cerca de 20 mil visitantes participaram do último Descubra UFSM (Foto: Divulgação / UFSM)
Está em dúvida quanto ao curso superior a seguir? As próprias universidades poderão ajudar na decisão, isso antes do momento de se inscrever nos vestibulares ou conferir até onde a média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode levar.
É neste período de "entressafra" das provas que levam ao Ensino Superior que muitas universidades optam por apresentar sua infraestrutura e corpo docente, fazendo uma espécie de convite. Contando com a orientação dos estudantes veteranos e de professores, são comuns eventos que oferecem oficinas, visitas guiadas e exposições variadas. O objetivo é aproximar do campus quem ainda está no Ensino Médio com um mundo de dúvidas na cabeça.
VÍDEO: UFRGS convida vestibulandos a conhecer a universidade
O formato depende de cada instituição: em algumas, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representantes de todos os cursos de graduação são reunidos em um só espaço, para melhor atender aqueles que estão em dúvida entre os mais variados cursos. Em outras, como a UFRGS, as atividades estão espalhadas por vários campi, permitindo desde cedo a convivência no ambiente acadêmico desejado.
- A essência do evento é esclarecer as dúvidas do aluno, que tem a oportunidade de interagir com os acadêmicos dos cursos e descobrir diretamente com eles o que se estuda em linguagem mais informal. É a melhor oportunidade para conhecer a universidade - descreve Simone Marion, coordenadora de eventos da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM (Coperves), que no ano passado recebeu cerca de 20 mil pessoas durante os três dias de Descubra UFSM.
No Estado, as maiores universidades costumam abrir as portas para futuros calouros durante o ano todo. Para participar, vale se inscrever sozinho ou com a turma da escola para participar de uma série de atividades acadêmicas e culturais. Em ambos os casos, é preciso demonstrar interesse previamente para fazer parte da visita.
Eventos como o Portas Abertas, da UFRGS, são diferentes das feiras de profissões, também comuns em muitas instituição de Ensino Superior: neles, o foco é em mostrar para os alunos um pouco do que se pode encontrar na universidade, e não nos caminhos que se poda seguir ao escolher determinada profissão.
UFRGS Portas Abertas
16 de maio, em Porto Alegre e no campus Litoral Norte
Há atividades durante a manhã e a tarde. A programação completa está disponível em ufrgs.br/portasabertas.
Descubra UFSM
11, 12 e 13 de junho, em Santa Maria
Concentrado em um único espaço, o evento espera superar os 20 mil visitantes da edição passada. As escolas interessadas devem se inscrever de 11 de maio a 1º de junho, em coperves.ufsm.br.
Aluno por um Dia na ESPM-Sul
Quinta-feira (7 de maio), das 13h30min às 17h30min, em Porto Alegre
Os participantes terão acesso às salas de aula e a atividades práticas do curso que escolherem desbravar. Informações pelo telefone (51) 3218-1400 ou e-mail centralinfo-rs@espm.br.
Feira de Carreiras PUCRS 2015
Quarta e quinta-feira (6 e 7 de maio), das 10h às 22h, em Porto Alegre
Voltada para alunos em busca de espaço no mercado de trabalho, a feira tem entrada franca mediante inscrição prévia no site feiradecarreiraspucrs.com.br.
Unisinos Conecta
17 de setembro, no campus de São Leopoldo
Oficina de negócios, simulado de julgamento, degustações e demonstração de efeitos especiais estão entre as atividades promovidas para auxiliar os jovens a escolherem uma profissão.
Feira das Profissões da UFPel
No segundo semestre, em Pelotas
A Feira das Profissões da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ainda não tem data definida mas, assim como no ano passado, deve acontecer no segundo semestre. Formas de ingresso, estrutura dos cursos e mercado de trabalho estão entre as questões que mais geram dúvidas entre os visitantes.
* Zero Hora