Cedo ou tarde, quem entra na vida acadêmica é convocado a escrever um artigo em inglês. E logo vem a descoberta de que não basta dominar o idioma e ser especializado no assunto para produzir um bom texto. É essencial escrever em um estilo adequado à academia.
- O artigo é um gênero que abarca muita coisa. Cada área tem suas especificidades, sua linguagem e até mesmo o tamanho do texto varia entre elas - argumenta a professora e coordenadora do programa Idiomas sem Fronteiras na UFRGS Simone Sarmento.
Veja o vídeo com dicas:
Embora não seja formado em Letras, o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Júnior tornou-se um especialista no assunto depois de se confrontar com a própria dificuldade de produzir artigos em inglês:
- Fiz um doutorado nos anos 1980 no País de Gales. Já tinha estudado inglês, mas quando mostrava o texto ao meu orientador, ele dizia que não havia nada errado, mas não era daquela maneira que se escrevia. Comecei a ler artigos de autores nativos e a estudar como eles escreviam, anotando as expressões que achava importantes.
O texto de Oliveira melhorou tanto que, ao retornar ao Brasil, nos anos 1990, passou a desenvolver ferramentas de auxílio à escrita. Intuitivamente, o pesquisador estava construindo o que se chama de corpus linguístico, conjunto de textos que serve como modelo para novos escritos. Esta é hoje uma estratégia consagrada que está por trás de mecanismos como o do tradutor do Google e inspirou o livro Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap, da qual Oliveira é um dos autores. Ela está no coração da primeira dica da lista abaixo, organizada para ajudar os estudantes a escrever bons artigos acadêmicos em inglês.
* Zero Hora