Oferecendo atualmente apenas cursos nas línguas inglesa e francesa, o programa Idiomas sem Fronteiras vai em breve reabrir as inscrições, e neste ano deve vir com novidades. Está nos planos do Ministério da Educação (MEC) expandir a oferta de cursos para também contemplar o espanhol e o mandarim. Além de ampliar o ensino de idiomas no Brasil, a iniciativa - voltada para universitários que pretendem estudar no Exterior - tem como objetivo reduzir o tempo que os estudantes passam em outros países apenas aprendendo o idioma.
Italiano, japonês e alemão também estão nos trâmites finais, segundo a coordenadora do programa do MEC, Denise Lima, que prevê todos sendo ofertados ainda neste ano. Assim como acontece nos cursos já oferecidos, poderão participar alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas e que tenham concluído até 90% do total de créditos na faculdade.
- Conseguimos grande alcance com o inglês, e o francês teve boa repercussão como forma de auxílio à mobilidade estudantil, mas queremos expandir o programa para outros idiomas que consideramos necessários - afirmou Denise à Agência Brasil. - Pretendemos oferecer todos essas línguas ainda em 2015.
Mandarim ganha relevância entre estudantes e profissionais brasileiros
Gaúchos com experiências na China relatam importância do mandarim
O programa Idiomas sem Fronteiras foi lançado em novembro do ano passado com 1,5 mil vagas em um curso online gratuito de francês - que já teve as primeiras inscrições encerradas. Para complementar o Ciência sem Fronteiras e as demais políticas públicas de internacionalização, a iniciativa prevê a aplicação de testes de proficiência e de nivelamento, cursos online e presenciais.
Além de beneficiar futuros intercambistas, o objetivo é também contribuir para a formação de professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação das instituições de educação superior, tanto públicas quanto particulares, e também professores de idiomas da rede pública da educação básica.
As inscrições para o programa Inglês sem Fronteiras, que é ofertado ofertado desde 2013, começam em 24 de abril, com vagas para os cursos presenciais ofertadas aos alunos de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados como Núcleo de Línguas. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet. O prazo termina em 6 de maio, e as aulas começam em 18 de maio.
Fique atento
Inscrições para o programa Inglês sem Fronteiras
De 24 de abril a 6 de maio
Aulas a partir de 18 de maio
Site: isf.mec.gov.br
* Zero Hora com agências