Como se participassem de debates que podem mudar os rumos da política internacional, dezenas de estudantes se reúnem para ponderar sobre temas de relevância global. Em simulações realizadas em diversas partes do Brasil, os alunos com aspirações diplomáticas testam sua capacidade de compreender assuntos complexos, envolvendo variados personagens, e trabalham para chegar a uma solução amistosa. É como a encenação de uma peça muito importante que não vai estrear tão cedo - mas é levada muito a sério pelos participantes.
Estudantes buscam dinheiro para ir a competição mundial de robótica
Aluno de Relações Internacionais tem um mundo de possibilidades As colegas Valentina Brocker Junqueira, Renata Koch Alvarenga e Domênica Falcade, que cursam Relações Internacionais, participaram de simulação na USP
Foto: Valentina Junqueira / Arquivo pessoal
A preparação para uma dessas simulações está prestes a começar. O curso de extensão voltado para o UFRGSMUN 2015 (UFRGS Model United Nations) tem como objetivo permitir que os interessados pratiquem tudo aquilo que vão precisar ter na ponta da língua quando o evento, marcado para o fim de outubro, começar. E também o que precisarão depois de formados, se decidirem seguir carreiras internacionais.
- A experiência vale muito: você aprende como se portar e como falar em uma reunião importante, além de praticar a retórica e aprender a resolver problemas de uma forma diplomática - lista Valentina Brocker Junqueira, estudante do 3º semestre de Relações Internacionais no UniRitter que já participou de duas dessas simulações.
Nas atividades, que replicam reuniões de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) como o Conselho de Segurança, os alunos ficam sabendo o tema de antemão, e podem escolher países para representar - contanto que apresentem boas justificativas. Eles então começam uma maratona de discussões que, quando o evento começar oficialmente, chega a durar dias inteiros.
- Simulações assim acontecem no mundo inteiro para trazer esse modelo de debate o máximo possível para a realidade dos alunos. É o jeito mais prático de treinar o que aprendemos em aula, e até aquelas habilidades que só vêm com a experiência - destaca Júlia Rosa, secretária-geral do UFRGSMUN 2015.
Leia as últimas notícias sobre educação em Zero Hora
O curso preparatório começa neste sábado e está aberto para estudantes universitários de qualquer área, independente de terem ligação com a UFRGS. Quem participar recebe certificado de 20 horas complementares - e uma experiência que pode, no futuro, levá-los da simulação amistosa entre colegas a reuniões oficiais com outros países.
Curso de Extensão UFRGSMUN 2015
Quanto: R$ 65 para alunos da UFRGS e R$ 70 para não alunos
Quando: aos sábados pela manhã, das 9h30 às 12h, nos dias 11, 18 e 25 de abril; 9, 16, 23 e 30 de maio; e dia 6 de junho
Para se inscrever: preencha o formulário e siga as instruções disponíveis em zhora.co/UFRGSMUN.
Mais informações pelos e-mails ufrgsmun@ufrgs.br ou ufrgsmun@gmail.com.
* Zero Hora