É difícil encontrar alguém que não tenha uma história embaraçosa para contar quando o assunto é entrevista de emprego. Também, pudera: na busca por uma oportunidade de trabalho, são muitos os deslizes que podem causar uma desclassificação - então, nada mais natural do que sentir a pressão do momento.
Por isso, o site especializado em carreira PayScale listou cinco dicas que podem ajudar profissionais a encarar o momento da entrevista.
Os sete erros mais comuns em entrevistas e como evitá-los
Quatro dicas para causar uma boa impressão em entrevistas de emprego
1. Pratique seus próprios erros
Antes da entrevista, chame um amigo ou parente para fazer tudo o que você poderia errar na hora da verdade: faça todas as piadas idiotas, engasgue com a água, fique se mexendo impacientemente... e, uma vez tendo tirado tudo isso do caminho, treine de novo e faça tudo certo.
2. Sorria!
Parece meio óbvio, mas, se você é do tipo que fica abatido antes das entrevistas, tente enganar seu cérebro sorrindo! Se seu rosto está forçando seu cérebro a pensar que está feliz, você acaba se sentindo melhor.
3. Medite uns minutinhos
Quem é ansioso e acha difícil desconectar pode contar com uma ajudinha da tecnologia. Baixe um aplicativo de meditação e entregue-se à calma.
4. Coma uma banana
Não, você não leu errado: comer uma banana pode ajudar a se acalmar. Na pior das hipóteses, é um lanche saudável quando você está muito nervoso para comer algo que preste. Mas a ciência diz que uma combinação de triptofano, potássio e betabloqueadores, encontrada naturalmente nas bananas, acalmam os mais nervosos. Mesmo que haja algum debate sobre a verdade desse pressuposto, o efeito placebo pode ajudar você a relaxar de verdade.
5. Cante "atirei o pau no gato"
Se a sua voz desafina quando você está nervoso, eis uma dica dos fonoaudiólogos: estique a língua e recite sua cantiga favorita ("atirei o pau no gato" é só uma sugestão). O exercício deve abrir sua garganta e facilitar uma fala clara e confortável. Mas, claro, faça isso tudo ANTES da entrevista.