O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014 ultrapassa os 8,5 milhões de estudantes e supera expectativas do Ministério da Educação (MEC), que era de cerca de 8,2 milhões de inscritos. Em 2013, o número total foi de 7,2 milhões. O prazo para os candidatos realizarem as inscrições termina nesta sexta-feira (23) às 23h59.
Conforme balanço divulgado divulgado às 15h40 pelo Instituto Nacional de Educação Profissional (Inep), mais de 465 mil gaúchos já estão inscritos para realizar o exame. São cerca de 60 mil estudantes a mais do que em 2013.
Para confirmar a inscrição, a taxa de R$ 35 deve ser paga até a próxima quarta-feira (28). Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.
A provas são necessárias para participar de programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que oferecem vagas gratuitas para Ensino Superior e Técnico, e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições privadas.
Também é necessário realizar o exame para obter Financiamento Estudantil (Fies) e bolsas de intercâmbio atraves do Ciências Sem Fronteiras. A taxa de inscrição custa R$ 35. Estudantes da rede pública ou com renda familiar de 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.
Calendário do Enem 2014
Início das inscrições
12 de maio
Fim das inscrições
Até as 23h59 do dia 23 de maio
Pagamento da taxa de inscrição
Até 28 de maio
Provas
8 de novembro: Ciências Humanas e Ciências da Natureza
9 de novembro: Linguages, Matemática e Redação