Após modificação no sistema de ingresso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), outras instituições de ensino superior da cidade passaram a analisar a alteração de seus processos seletivos. É consenso entre as universidades de que é uma tendência o fim do vestibular tradicional.
A Unifra (Centro Universitário Franciscano) - segunda maior instituição de Santa Maria em número de candidatos por concurso - afirma que não descarta a possibilidade de a nota do Enem Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser utilizada junto ao vestibular de verão, marcado para dezembro.
A Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) ressalta que já utiliza outras opções de ingresso além do vestibular. Quando o aluno vai se inscrever, ele pode optar pela forma tradicional de concurso, utilizar apenas a nota do Enem ou média entre nota do Enem e vestibular.
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra SM) e a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) afirmam que estudos não estão descartados, mas por enquanto não haverá alterações no processo de seleção de alunos.