As semelhanças com a cantora Wanderléa param no nome, escolhido justamente pela paixão da mãe pela Jovem Guarda. O sonho de Vanderléia Bartz, 31 anos, nunca foi viver de música. Sem a ajuda de Roberto e Erasmo, aos 20 ela trabalhava como empregada doméstica e fazia curso para ser cabeleireira.
Onze anos depois, a porto-alegrense tem novos planos e se prepara para, em 2016, abrir sua própria clínica de estética.
- A clínica abre em dois anos. É só o tempo de eu concluir meus últimos cursos - diz Vanderléia, hoje técnica em administração e estudante do curso Técnico em Marketing no Senac (a distância). Ela aponta a agilidade dos cursos técnicos, com duração média de dois anos, como uma vantagem em relação à graduação universitária.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação mostra o crescimento na demanda por mão de obra técnica qualificada. Segundo o MEC, aproximadamente 70% dos técnicos são contratados para atuar em sua área em menos de um ano após a conclusão de curso.
Só neste ano, mais de 5,5 milhões de novos técnicos devem ser formados para suprir as necessidades apenas do setor industrial. Maravilha, né?
- O curso técnico prepara para o trabalho. Enquanto o foco da graduação é a academia, o do técnico é subsidiar o mercado com profissionais - diz Giancarlo Giacomelli, coordenador do Curso Técnico em Marketing EAD, do Senac-RS, que forma de 30 a 50 novos técnicos em marketing por ano.
Para a sorte de Vanderléia, a área de Marketing é uma das mais promissoras para os próximos anos, segundo um estudo realizado pela consultoria Michael Page em cinco países.
Entre as profissões do futuro, sete estão relacionadas ao tema das aulas do professor Giacomeli: Gerente de Marketing Online, Gerente de Treinamento do Varejo, Gerente de Identidade Visual, Gerente de Comunidade, Gestor de Reestruturação, Gerente de Projetos e Gerente de Relações Governamentais. Legal ficar de olho nessas profissões!
Com idade média de 24 anos, mais de 8 mil alunos se formam todos os anos nos cursos técnicos presenciais do Senac-RS. Para os cursos a distância, como o escolhido por Vanderléia, 1500 são formados anualmente pela instituição. E aí, se interessou? Você pode ler mais sobre cada um dos 19 cursos presenciais e oito à distância oferecidos no site da instituição.
Educação
Que tal fazer um curso técnico?
Formação técnica pode ser uma boa entrada no mercado de trabalho e ainda ajuda na hora da escolha pela profissão
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: