Uma medusa gigante apareceu esta semana em uma praia australiana, divulgaram cientistas na quinta-feira.
O animal, uma grossa massa viscosa de 1,5 metro de diâmetro, foi descoberto por uma família na ilha da Tasmânia (sul).
Segundo a bióloga Lisa Gershwin, o bicho assemelha-se à medusa Melena de León, espécie que pode alcançar dois metros.
- Conhecemos essa espécie, mas ainda não está classificada - explicou Lisa, acrescentando que os cientistas observam há semanas uma proliferação de grandes medusas nas águas da Tasmânia.
De acordo com Lisa, esse tipo de água viva já havia sido visto na região, mas nunca em dimensões grandes o bastante para que o animal encalhasse na praia.
Ano de monstros marinhos
Na primeira semana do ano, pescadores da ilha de Sado (Japão) chegaram ao porto local com uma das maiores lulas já encontradas por lá: uma fêmea de 160 kg e 4 metros de comprimento, sem os tentáculos maiores (veja o vídeo da captura). O animal frustrou as expectativas de sashimi, já que tinha carne dura e de odor ruim, sendo considerada imprópria para o consumo humano.
De acordo com a imprensa japonesa, os pescadores pretendiam apenas pesquisar o molusco, mas ele acabou morrendo após ser trazido para a superfície. Durante a pesca, o molusco perdeu os seus maiores tentáculos, e especialistas estimam que, inteiro, ele deveria medir cerca de 8 m de ponta a ponta. As lulas costumam medir menos de 60 cm, mas podem chegar a 13 m de comprimento.