O fotógrafo Nicholas Buer passou 12 dias em San Pedro de Atacama, no norte do Chile, e voltou com um vídeo espetacular das estrelas em movimento sobre o céu latino-americano, um dos mais escuros e nítidos do mundo, segundo a descrição de Buer. Assista abaixo ao timelipse "Ancients" - se possível, em tela cheia e em HD (ícone no canto inferior direito do vídeo):
Ancients from Nicholas Buer on Vimeo.
A uma altitude de 2,6 mil metros, San Pedro serve de base para a exploração das paisagens verticais ao redor. Buer visitou o local enquanto o planeta Vênus, a chamada "estrela d'Alva", estava situado perto do centro da Via-Láctea, um evento astronômico que ocorre a cada oito anos, aproximadamente. O fotógrafo também marcou a visita para o equinócio de outono, que favorece a captura da luz do Sol se alastrando na nuvem de poeira interplanetária.
Buer relata ter passado por perrengues que incluíram a perda da bagagem pelos primeiros seis dias, o que impossibilitou por algum tempo o uso de tripés e obrigou o fotógrafo a improvisar bases de sustentação para a câmera, que precisava ficar longos segundos imóvel capturando a luz do céu. Mesmo com pouca comida e pouco sono, cortado pelo ar seco do deserto, Buer diz que tudo valeu a pena - e nós estamos inclinados a concordar.