A empresa americana Orbital Sciences lançou na quinta-feira a cápsula não tripulada Cygnus para sua primeira missão de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo imagens transmitidas ao vivo pela emissora de TV da Nasa.
>> Moonopoly: países e empresas crescem o olho para cima da Lua
O foguete Antares, de dois estágios, que transporta a cápsula Cygnus, foi lançado conforme o previsto às 13h07 locais (16h07 de Brasília) do Centro de Voo Wallops, situado em uma ilha perto da costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos).
O primeiro estágio do foguete funcionará durante quatro minutos, 20 segundos antes de se separar. Depois, os motores do segundo estágio serão ativados durante dois minutos e trinta segundos. A cápsula Cygnus terá que se separar do segundo estágio um minuto e 30 segundos depois de alcançar a órbita terrestre, marcando um lançamento bem sucedido.
Segundo o previsto, a Cygnus se acoplará à ISS no domingo, tornando-se a quinta nave espacial privada a chegar à estação orbital.
A primeira foi a Dragon, da companhia californiana SpaceX, em maio de 2012. Em seguida, Dragon realizou dois voos adicionais para levar carga à ISS. Inicialmente previsto para dezembro, o lançamento de Cygnus foi adiado várias vezes pela decisão da Nasa de substituir em caráter de urgência uma bomba de amoníaco defeituosa em um dos dois circuitos de refrigeração da ISS. Os reparos foram feitos por dois astronautas durante duas caminhadas espaciais antes do Natal.
Esses reparos adiaram até a quarta-feira o lançamento da cápsula Cygnus, mas a decolagem precisou ser adiada mais um dia por causa de erupções solares que elevaram o nível de radiação no espaço, o que poderia afetar os sistemas eletrônicos do foguete Antares, explicou a Orbital Sciences.