Três astronautas retornaram à Terra nesta segunda-feira após uma missão de 166 dias, com direito a uma histórica caminhada no espaço com a tocha olímpica, que fez uma saída ao espaço três meses antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, sul da Rússia.
O russo Fiodor Yurchijin, o italiano Lucas Parmitano e a americana Karen Nyberg pousaram no Cazaquistão às 02H49 GMT (00H49 de Brasília), com a tocha olímpica, que no sábado passado, pela primeira vez na história, participou em uma caminhada espacial.
Os astronautas retornaram à Terra em uma cápsula Soyuz, que pousou na região Djezkazgan. A tocha viajou em um estojo, que um funcionário da Agência Espacial Russa (Roskosmos) abriu rapidamente.
- Aqui está a tocha - afirmou, exibindo o objeto para os cinegrafistas e fotógrafos.
Depois, o funcionário entregou o símbolo do olimpismo ao comandante da cápsula Soyuz, o russo Yurchijin, que recebeu uma manta azul para proteger-se do frio. Vários minutos depois, os outros dois astronautas, Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA), e a americana Nyberg da NASA, saíram da Soyuz, auxiliados por funcionários da Roskomos.
Os três astronautas foram colocados diante de uma bandeira russa e de outra dos Jogos Olímpicos de Sochi, que acontecerão de 7 a 23 de fevereiro de 2014.