A NASA divulgou nesta terça-feira uma imagem de Saturno em cor natural, a primeira em que são visíveis o planeta, suas luas e anéis, além da Terra, Vênus e Marte.
A definição obtida só foi possível porque o planeta estava obstruindo o Sol - o que também revela a beleza do anel E, o mais externo dos círculos de gelo, rocha e poeira que circundam Saturno.
O novo mosaico é composto por 141 imagens panorâmicas capturadas pela sonda Cassini e, ainda que com dimensões bastante diminutas, Terra, Marte e Vênus aparecem na paisagem. As imagens capturadas cobrem uma largura de 650 mil quilômetros.
Acesse imagens no site da NASA para ver em mais detalhes: os planetas e os satélites.
Na imagem com os planetas destacados, Vênus é um ponto brilhante no lado superior esquerdo da foto. Marte também aparece, como um ponto vermelho fraco, acima e à esquerda de Vênus. A Terra é um ponto azul brilhante na parte inferior direita de Saturno.
Na foto em que estão destacados os satélites, pode-se ver Encélado no canto esquerdo. A lua é um dos corpos celestes do nosso Sistema Solar cotados para abrigar algum tipo de vida.