A partir desta quarta-feira e até o domingo, a UFRGS sedia o 2º Encontro Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. Entre os palestrantes está a cientista da USP Mayana Zatz, uma das mais importantes pesquisadoras do Brasil em genética e células-tronco, que atualmente se dedica à busca da cura para pacientes afetados por doenças neuromusculares.
Ao lado de Patricia Pranke, da UFRGS, Zatz escreveu a Lei de Biossegurança Nacional, que aprovou os estudos com células-tronco embrionárias humanas no país.
- Estamos cultivando, pela primeira vez na região sul do Brasil, células-tronco embrionárias humanas. Também é a primeira vez que se deriva células-embrionárias de camundongos no Estado - disse Pranke.
Outro especialista de renome confirmado para o encontro é o britânico Stephen Minger, PhD em neurociências e um dos pioneiros em estudos na área. Ele liderou o estudo que conseguiu produzir as primeiras colônias de células-tronco embrionárias contendo o defeito genético causador da fibrose cística, um avanço para futuros tratamentos contra a doença.
Conhecido mundialmente por suas contribuições a respeito de criação e padronização de técnicas para desenvolvimento de bancos públicos de células-tronco, Glyn Stacey também marca presença no evento. Ele dirige o primeiro banco de células-tronco embrionárias humanas do mundo, criado na Inglaterra em 2004. O país europeu também foi o primeiro a aprovar as pesquisas com as células humanas.
Inscrições e programação estão disponíveis no site do evento.