Com um punhado de vídeos que mostram sua espaçonave comercial voando 25 mil metros acima do deserto de Mojave, a Virgin Galactic tornou-se a primeira empresa comercial a atingir a estratosfera - e anunciou para 2014 os primeiros voos de turismo da espaçonave SpaceShipTwo.
Ao acionar o propulsor de foguete, a SS2 rompeu a barreira do som a uma velocidade de Mach 1,43, mas foi seu retorno suave à atmosfera o que impressionou os cientistas: com um sistema de desaceleração, o veículo concluiu em temperaturas espantosamente baixas a fase crítica do voo - quando a passagem do vácuo para o ambiente atmosférico com atrito pode levar ao incêndio da nave.
Quase prontos para abrir as portas
Cada tíquete espacial de Richard Branson custa US$ 250 mil, e os voos levarão seis astronautas-turistas. Até junho deste ano, 600 passagens haviam sido vendidas, segundo o jornal Daily Mail, para figurões como Tom Hanks, Brad Pitt, Angelina Jolie e o físico Stephen Hawking.
Com duas horas de duração, a viagem vai incluir seis minutos de sensação ausência de gravidade. O negócio espacial deve abrir as portas em 2014, em um voo inaugural com Richard Branson, o filho Sam e a esposa Holly.
Até lá, a espaçonave ainda deve explorar altitudes mais altas, em testes que serão conduzidos no Espaçoporto America, no Novo México.