A colega que bebeu além da conta e partiu destemida para o palco do salão, falando o que podia e não podia ao microfone. O funcionário tímido que terminou a noite sem camisa. Ou a nova contratada, que levou o namorado e fez questão de dar beijos cinematográficos.
Mais do que exemplos didáticos do que não fazer na festa de fim de ano da empresa, essas foram situações reais, testemunhadas por especialistas na área de etiqueta e comportamento empresarial.
E o consenso entre eles é: comportamento inadequado em uma celebração corporativa pode barrar a ascensão de um funcionário. Segundo Mariana Almeida, gerente de recursos humanos da Mega Sistemas Corporativos, o clima aparentemente informal de uma festa de final de ano muitas vezes leva as pessoas a se comportar de maneira mais extravagante e sem medir as consequências.
- É importante lembrar que você estará sendo observado pelos colegas e até mesmo pela chefia, ou seja, uma gafe pode impactar a imagem que o profissional já construiu na organização - alerta a especialista.
Claro que nem tudo é autocontrole na hora da comemoração. Pelo contrário, relaxe, aja naturalmente e converse sobre tudo com os colegas.
A dica de Marcos Morita, mestre em administração de empresas, é não se deixar levar pela fartura de bebidas, muitas vezes oferecidas gratuitamente.
- Toda festa tem os soltinhos, aqueles que gostam de aproveitar e exageram na dose. Com mais álcool e menos juízo, costumam criar situações hilárias ou embaraçosas, as quais servem para compor o mural de fotos ou as lendas que povoam todas as empresas - destaca Morita.
De nada adianta ter um comportamento impecável na festa de confraternização do trabalho e usar um modelo apropriado para a ocasião se você errar na maquiagem. Fazer o certo não significa que não é possível imprimir personalidade ao make, adverte Marcos Costa, maquiador da Natura.
- É importante que as mulheres façam a produção de acordo com o ambiente em que será realizada a festa, o horário em que vai ocorrer e o estilo da empresa. Mas nada impede que essa profissional use um batom laranja ou uma sombra de tons cítricos. Basta usar o bom senso - destaca Costa.
Dicas de comportamento
PRESENTES
Você tirou o seu chefe no amigo secreto. Calma! Nada de gastar fortunas. Primeiro, é preciso respeitar as regras da brincadeira. A troca de lembranças é apenas parte da festa, e o seu presente não vai mudar a sua vida ou a opinião dos outros a seu respeito. Se você tem uma secretária, um office boy ou um colega que lhe ajuda muito o ano inteiro, é simpático presenteá-los em um outro momento.
BEBIDA
Para quem não está acostumado a beber: a festa da empresa não é a oportunidade para a primeira vez. Caso aconteça, concentre-se para ficar longe de mesas, palcos e microfones. Mas, se não conseguiu resistir ao vexame, converse com o seu gestor no dia seguinte à festa. Tente se justificar e peça desculpas.
SOCIABILIZE
A celebração de fim de ano pode ser um dos únicos momentos festivos da empresa. E a relação entre os colegas, muitas vezes tensa pela pressão do trabalho tende a ficar bem mais relaxada na festa. Aproveite para interagir com os funcionários com que você não costuma conviver no dia a dia. Uma boa rede de relacionamentos pode abrir portas e fazer surgir parcerias. Como as relações hierárquicas são quebradas na festa, aproveite para interagir com os líderes. Eles também querem lhe conhecer melhor.
NÃO É BALADA
Tente manter a mesma postura do ambiente profissional, não deixando de ser você mesmo. É importante lembrar que você não estará entre amigos ou família, mas colegas. A festa de fim de ano é, antes de tudo, uma celebração pelas realizações da empresa.
NÃO FALE SÓ DE TRABALHO
Fale de outros assuntos, apresente questões pessoais, converse sobre sua família e amigos, mas evite ser negativo. Quando voltar ao trabalho, você sentirá que sua relação com os colegas estará bem menos tensa, mais fraterna. Não lave roupa suja. A festa também é um momento para integrar os colegas novos, e pega mal trazer à tona brigas antigas ou fofocas internas.
COMIDA
Comer ajuda a segurar os efeitos da bebida alcoólica. Mas não encha o prato. Especialistas em etiqueta recomendam pegar um salgadinho por vez. Com as bebidas, encha dois terços do copo.
PARTICIPE
A dica mais importante: vá à festa. Mesmo que você não goste muito da ideia, é hora de se esforçar. Tente vencer a timidez e participe das atividades. A interação ajudará a melhorar o clima no trabalho, a sua produtividade, e fará com que você seja lembrado.
OPORTUNIDADE
Ao mesmo tempo, a festa oferece chances de conversar com o seu superior, mostrando como você pode ser uma pessoa interessante. Mas há uma regra: se o seu chefe estiver em uma roda, conversando com outras pessoas, nunca se dirija unicamente a ele. Você passará a imagem de puxa-saco. O seu superior é quem deve fazer esse movimento, se for o caso. Aproveite outras situações, em que ele estiver livre.
ROUPA
A celebração da empresa não pode ser comparada a um casamento, em que as mulheres se vestem para chamar a atenção, usando decotes, bordados e pedrarias. É interessante mostrar que você se sente honrado em participar da festa. Apresentar-se bem, mas sem exageros. No fim das contas, a roupa que você usará na festa será muito parecida com a do trabalho. Para as mulheres, é só diferenciar o tecido das peças e investir nos acessórios.