Em parcerias de mais de uma década com o Projeto Pescar, empresas gaúchas oferecem a jovens em situação de vulnerabilidade social cursos de aprendizagem básica para o exercício das mais diversas atividades em áreas variadas, como indústria, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, informática, gestão, comércio, comunicação e construção civil.
Entre as mais antigas entidades no Estado a encaminhar iniciantes capacitados ao mercado por meio do modelo administrado pela Fundação Projeto Pescar, estão a Harman, a Carrier e a Mundial.
Em 10 anos, a Vonpar Bebidas - franqueada da Coca-Cola no Estado e em Santa Catarina - capacitou 175 jovens, sendo que 60 foram contratados diretamente pela empresa no curso de vendas. Desenvolvida em Porto Alegre, a parceria prevê a realização do programa Vendas e Atendimento ao Cliente também para iniciantes da Região Metropolitana, com idades de 16 anos a 19 anos, que concluíram ou estejam cursando o Ensino Médio. A grade de programação compreende temas como formação básica voltada à cidadania: saúde, ambiente e ecologia, comunicação, autoestima, família, direitos e deveres, entre outros.
- A aplicação do projeto significa a oportunidade de construir cidadãos aptos ao mercado. Além disso, temos a chance de estreitar relacionamento com as comunidades onde atuamos, já que o curso conta com a participação de mais de 20 colaboradores da Vonpar, capacitados para ministrarem aulas dentro de suas áreas de atuação - destaca Raquel Masetto, coordenadora do Pescar na franqueada da Coca-Cola.
Por meio da Escola Educadora, como é chamada a unidade do Projeto Pescar, a Vonpar ainda ajuda no resgate da autoestima de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.
É o caso da analista de projetos Tatiele Falcão Pereira, 21 anos, estudante de Administração de Empresas. Moradora de Gravataí, Tatiele ingressou na empresa em 2008 por meio do projeto.
- Foi a partir do Pescar que passei a acreditar em mim, despertando o meu gosto pelos negócios. Hoje, percebo o quanto cresci - comenta a jovem.
Unidades que terão inscrições para o projeto nos próximos meses:
Unidade Fundação Projeto Pescar
> Como se inscrever: podem participar adolescentes de 17 a 19 anos da zona norte da Capital pertencentes a famílias com renda de meio salário mínimo. Os jovens devem estar na 6ª série do Ensino Fundamental, estar com o Ensino Médio em andamento ou concluído. Interessados podem se inscrever gratuitamente entre os dias 6 e 13 de agosto na Fundação Projeto Pescar (Av. Sertório,1988 - portão 8, Infraero), das 8h às 11h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentação do documento de identidade e comprovante de residência
> Curso: Iniciação Profissional em Serviços Administrativos
> Local: Porto Alegre
> Prazo: de 6 a 13 de agosto
Unidade Vonpar
> Curso: Vendas e Atendimento ao Cliente
> Como se inscrever: comparecer na Avenida Assis Brasil, 11.200 ou no site www.vonpar.com.br
> Local: Porto Alegre
> Prazo: final de outubro
Unidade Projeto Pescar AGCO
> Curso: Iniciação Profissional em Produção Mecânica
> Como se inscrever: pessoalmente na empresa, a partir das 13h30min
> Local: Rodovia RS-223, Km 51, Ibirubá
> Prazo: 15 de setembro a 15 de outubro