O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (21), o edital da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024. Nesta edição, o programa passa a oferecer reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como para pessoas com deficiência. As inscrições abrem nesta quinta (22) e vão até 27 de agosto.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato deve selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência. O resultado será divulgado no dia 9 de setembro e a complementação da inscrição pelos pré-selecionados será de 10 a 12 de setembro. O edital pode ser conferido aqui.
Após essa etapa, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tenham sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera ocorrerão entre 16 de setembro e 29 de outubro.
O Fies Social vai reservar 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Os participantes devem estar inscritos no CadÚnico. Para essas pessoas, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Vale lembrar que os estudantes beneficiados pelo programa podem renegociar pagamento do Fies até 31 de agosto de 2024. Lançado em novembro de 2023, o Desenrola Fies oferece até 99% de desconto no saldo da dívida.