O campus de Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Sul do Estado, inaugura neste mês o Curso de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. O bacharelado é uma novidade no município, que não tinha a oferta da graduação em instituições públicas. A aula inaugural está marcada para acontecer no dia 20 de fevereiro.
A primeira turma contará com alunos aceitos a partir de dois processos seletivos, a prova do IFRS (80% da turma), realizada em dezembro de 2023, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) (20% da turma). Ao todo, foram disponibilizadas 25 vagas.
O curso terá duração de 10 semestres e funcionará em turno integral. O corpo docente é composto por 19 professores, sendo 11 doutores, sete mestres e um especialista.
O currículo da graduação abrange componentes que contemplam projeto arquitetônico predial, planejamento e desenho urbano, paisagismo, memória e patrimônio, representação gráfica, estruturas e outros sistemas que compõem projetos complementares. Aborda também conforto ambiental, topografia e geotecnologias, dentre outras possibilidades de atuação profissional.
As instalações do curso ficam em uma área de aproximadamente mil metros quadrados. O espaço conta com laboratórios de materiais de construção civil, conforto ambiental e maquetaria. Também serão disponibilizados dois ateliês de projetos, salas de aulas com mostruários de materiais e componentes. Desde 2018, o IFRS de Rio Grande discutia a instalação do novo curso, porém, foi em junho de 2023 que o projeto foi aprovado pelo conselho do instituto.