Para exaltar sua história, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou um livro comemorativo na semana passada. O lançamento faz parte das celebrações pelos 75 anos da universidade, que foi fundada em novembro de 1948. Na capa, o livro estampa a frase Ousemos o novo futuro juntos. A iniciativa serve como registro da história e das conquistas da instituição, bem como uma forma de mostrar à sociedade a importância da PUCRS.
Destinado não somente à comunidade acadêmica, mas também a todos que têm interesse em conhecer a instituição, o material de 192 páginas foi disponibilizado em PDF na internet de forma gratuita. É possível fazer o download neste link. O livro busca valorizar o trabalho dos colaboradores, mostrando os profissionais em seus espaços de atuação.
— Queremos ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e sua relevância. Essa é a visão que vamos perseguir, que carrega em si o desafio de acompanharmos o ritmo do nosso tempo e sermos reconhecidos pelo impacto que geramos, pelo resultado do que fazemos todos os dias — destaca o reitor da universidade, Evilázio Teixeira.
Com textos do professor Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva e de Tulio Milman, e editada pelo fotógrafo Leonid Streliaev, a obra conta com diversas imagens que ilustram a comunidade em variadas atividades nos ambientes da PUCRS, como em laboratórios, no Tecnopuc, no Parque Esportivo, no Hospital São Lucas e no Museu de Ciências e Tecnologia.
Identidade, comunidade, ecossistema, conhecimento, inovação, cultura, saúde, sustentabilidade, impacto e internacionalização. Cada um desses tópicos representa um capítulo do livro, que conta sobre as contribuições da instituição em seus diferentes braços de atuação.
A obra ainda apresenta um compilado de depoimentos de figuras importantes no Rio Grande do Sul e no Brasil, como docentes da universidade, profissionais da saúde, autoridades e empresários. O ex-governador Pedro Simon, o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Vicente Oppermann, e a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, são alguns dos que participaram.
O material foi lançado na cerimônia de comemoração do aniversário da instituição, na última quinta-feira (9). O jantar reuniu mais de 300 pessoas, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, bem como a secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira.
Atualmente, a PUCRS conta com 80 mil alunos em todos os níveis de ensino e três mil funcionários. São mais de 60 cursos de graduação presencial e online, 170 opções de especialização e MBA e 500 certificações, cursos de curta e média duração. A universidade oferece ainda 10 opções de idiomas em diversos níveis e 20 programas de mestrado e doutorado.