Apresentada nesta quinta-feira (28), durante o 25º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), uma pesquisa aponta o que os estudantes esperam de suas instituições. Entre as demandas, está o desejo de que haja um compromisso com o desenvolvimento sustentável, a oferta de microcertificações, que permitam um currículo mais flexível, e o vínculo com o mercado de trabalho da área do curso.
Os dados foram coletados pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, em parceria com a edtech Workalove. No total, 1.692 graduandos participaram. A pesquisa está alinhada aos resultados do relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), sobre a necessidade de redesenhar uma nova instituição de Ensino Superior e resgatar o valor da educação, tema principal do 25º FNESP.
Microcertificações e currículos flexíveis
Dois em cada três entrevistados responderam que a faculdade ideal possibilita uma formação por microcertificações. A preferência por essa possibilidade reflete a busca por uma educação mais flexível, adaptável e direcionada às habilidades específicas e necessárias para o mercado de trabalho. Para a maioria dos estudantes (43,7%) o currículo ideal deve ser flexível, com trilhas de aprendizagem de acordo com o objetivo de carreira profissional.
— Os estudantes estão mais interessados em construir seu próprio caminho de aprendizado, selecionando e acumulando microcertificações de acordo com seus objetivos de carreira e interesses pessoais — destaca Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, sinalizando a possibilidade de as instituições adotarem modelos mais flexíveis e modulares.
Mercado de trabalho
Para a maioria dos estudantes (97,1%), a faculdade ideal realiza parcerias com empresas para ajudá-los a conquistar o emprego na área de graduação. No modelo ideal, 97,7% dos entrevistados também consideram que o ensino de qualidade deve ser alinhado com as necessidades do mercado de trabalho, independentemente da modalidade de ensino.
— Essa conexão entre as necessidades do mercado e um ensino de qualidade é fundamental para garantir que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo profissional de maneira eficaz e bem-sucedida — pondera a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira.
Outro dado revela que, para 87,2% dos respondentes, a faculdade ideal deve preparar os alunos para as entrevistas de emprego, ressaltando a importância que os estudantes atribuem à preparação para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca de emprego. A maioria afirma, ainda, que a faculdade deve auxiliá-los em uma escolha mais consciente de carreira (95,8%), a desenvolver um plano individual de carreira (84,9%) e deveria oferecer mentores de carreira (90,6%).
A expressiva maioria (94,4%) dos alunos entrevistados deseja que suas faculdades tenham um compromisso com a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Para Lúcia Teixeira, esse dado demonstra a importância de incluir nos currículos acadêmicos temas relacionados a esse tópico.
Valor da mensalidade
Os resultados revelam, também, uma diferença significativa nas opiniões dos estudantes, dependendo da modalidade de ensino, em relação ao critério valor da mensalidade na hora de escolher a faculdade. No ensino a distância (EAD), a maioria dos estudantes (54%) concorda totalmente ou concorda que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado.
Por outro lado, no ensino presencial, a maioria dos estudantes, 57,3%, discorda totalmente ou discorda de que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado, reforçando que os alunos que optam por cursos presenciais priorizam outros aspectos, como a qualidade da educação ou a experiência de aprendizado, em detrimento do custo.
— Em geral, os alunos que optam pelo EAD priorizam o valor da mensalidade na hora de escolher a instituição de ensino, diferente do aluno do presencial que está mais preocupado com a qualidade do curso — pontua Capelato.
Na modalidade semipresencial, 53,8% dos alunos concordam totalmente ou concordam que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado. Assim como no EAD, o valor da mensalidade tem um peso significativo na escolha da instituição.