Para facilitar o deslocamento dos candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou um esquema especial para os dois primeiros domingos de novembro (3 e 10).
Estudantes que possuem o cartão TRI poderão usufruir de isenção da tarifa ou valores reduzidos, com desconto de 25% a 75%, conforme a categoria do usuário. Alunos com o cartão Vou à Escola, que concede gratuidade na passagem, também poderão utilizar o benefício, que é garantido pela Lei 12.944.
O órgão recomenda que os estudantes que farão a prova em locais de grande movimento, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Colégio Adventista, e nos campus Fapa e Zona Sul da UniRitter, antecipem o deslocamento para evitar congestionamentos.
Agentes da EPTC estarão nas proximidades desses locais, monitorando o trânsito e orientando os motoristas. Para atender aos estudantes, também foram reforçadas algumas linhas específicas. Confira quais terão reforço.
Datas das provas
O Enem 2024 será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, nos dias 3 e 10. Neste fim de semana, será a vez das provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol); ciências humanas (45 questões) e a redação.
Já no dia 10 de novembro, os candidatos terão de resolver a prova de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).
Os candidatos só poderão deixar o local de aplicação com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Em todo o Brasil foram confirmadas 4,3 milhões de inscrições, sendo 279 mil do RS.
Quais os horários do Enem 2024
- 12h: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30min: início da prova
- 19h: término da prova no dia 3 de novembro
- 18h30min: término da prova no dia 10 de novembro