O Ministério da Educação (MEC) informou que avalia estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa para estudantes gaúchos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação ocorrem em decorrência da enchente que atinge o RS.
"Quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, traremos novas informações", publicou o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (15) no seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
Conforme cronograma divulgado nesta semana, as inscrições para o Enem 2024 serão de 27 de maio a 7 de junho, e as provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. Já as solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.
O cronograma prevê que o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.